domingo, 10 de julho de 2011

Visto

Eaí gente, sumi um pouquinho né não? Me desculpem por isso ):
Hoje o grande assunto será o visto. O meu visto havia sido marcado para o dia 08/07, então vou contar a todos como foi mais ou menos.
Não conseguimos achar nenhum hotel disponível perto do consulado americano, porque a ideia era ir um dia antes e dormir em um hotel, mas não deu. Então acordei as 3h da madrugada -na verdade eu nem dormi- e sai de Limeira 10 pras 4, nos perdemos um pouco em São Paulo, porque nunca havíamos ido para o Consulado, mas chegamos lá 5h30 e já tinha fila gente, pois é, já tinha fila. Tudo bem que a fila não estava tão grande assim e nós estávamos no começo dela. O consulado abre as 6h30 e eu tinha que esperar uma mulher -despachante- pra me entregar uns documentos que faltavam, então a fila abriu e eu tive que ir mandando algumas pessoas entrarem na frente, enquanto minha mãe arrumava certinho os documentos com a menina. Depois disso, eu e meu pai entramos enquanto minha mãe ficou esperando lá fora mesmo. A primeira coisa que eles me perguntam ao entrar no consulado foi "É visto de estudante?"eu disse que sim e ela pediu para ver o DS, mostrei e então ela escreveu um negocio lá e me deixou entrar. Na fila ainda do lado de fora do consulado eles pedem para você escrever seu CPF na folha, depois passam grampeando uns documentos e enfim pedem para guardarmos todos os papeis dentro de um envelope. O próximo passo era entrar em uma salinha onde havia um detector de metal, ou seja, tive que colocar todos os documentos na esteira e minha jaqueta também, e passar pelo detector... até ai, foi de boa. Ai sim, agora eu estava dentro do Consulado!
A primeira fila que se pega lá é para mostrar os documentos e pegar uma senha, e depois entrar na fila do primeiro guiché, onde você só deve entregar o passaporte, a foto 5x5 tirada para o visto, o DS, o Sevis e a carta de aceitação. Já para o segundo guiché, tive que esperar chamarem minha senha -e não era por ordem, ou seja, minha senha era 4021, e antes de mim foi chamado 8095,2058,1014... era de acordo com os documentos que eles recebiam- acho que esperei mais ou menos 1h, e quando foi minha vez só era para pegar as digitais, seguindo essa ordem: Primeiro deveria ser colocado os quatro dedos da mão esquerda, depois os quadro dedos da mão direita e por fim os dois polegares. E depois de todo esse processo, era a ultima fila, a fila da entrevista. Não foi demorada a fila, pois haviam 8 guichés de entrevista abertos -do 10º ao 18º- e todos os "entrevistadores" são americanos, ou seja, o português deles não são dos melhores. Vou descrever mais ou menos como foi a minha entrevista.
Fui chamada no guiché 18, onde tinha um homem e a primeira coisa que ele me perguntou foi:

C.A: Olá, tudo bem?
Eu: Tudo otimo e você?
C.A: Tudo bem (risos) O que vai fazer nos EUA?
Eu: Intercâmbio.
C.A: High School?
Eu: Sim.
C.A: Pra onde vai?
Eu: EUA -gente eu estava nervosa e só depois me toquei que todo mundo ali ai para os EUA, por isso o nome "Consulado Americano"- Não sei ainda, a família não chegou ):
C.A: Já esteve nos EUA alguma vez?
Eu: Não.
C.A: Tem algum parente que mora lá?
Eu: Não.
C.A: Estuda em escola particular aqui?
Eu: Sim.
C.A: Sabe falar inglês?
Eu: Eu tento (risos)
A partir daqui começaram as perguntas em Inglês:
C.A: Seu pai trabalha com o que? (E ele perguntou mais uma coisa relacionada ao trabalho do meu pai, que foi o meu pai quem respondeu)
C.A: Tem alguma preferência de lugar?
Eu: Não, qualquer lugar pra mim está bom.
C.A: Jura? (risos) Vamos ver, prefere calor ou frio?
Eu: Frio!
C.A: Não acredito. Tem certeza? (risos)
Eu: Eu amo o frio, é bem melhor que calor.
C.A: (risos) Tudo bem, mas é bem frio! Seu visto foi aprovado, só ir para a próxima fila e chegara em até 6 dias.
Eu: Obrigada, tchau.
C.A: Boa viagem, tchau.

Depois disso fomos para a fila onde se deve pagar a taxa de entrega -a minha foi de 22 reais- e dar os papeis que a gente recebeu e assinou lá dentro, que eram papeis do sedex.


Sei que assim pareceu super demorada minha entrevista, mais juro gente não foram nem 3 minutos. Como vocês puderam perceber o homem que me entrevistou foi super legal e me senti muito bem pois não foi tão difícil como eu imaginava que seria. Bem, espero que a entrevista de vocês sejam tão boa quanto a minha e uma dica não deixem nada para a ultima hora, na minha entrevista ele não pediu boleto bancário e nem nada assim, mas é bom levar. Eu vi muita gente que não levou alguns documentos pensando que não precisaria e no fim precisou, e então a pessoa teve que correr atrás e voltar para o final da fila, não corra esse risco. Se você não for contratar um despachante para cuidar de seus documentos, tente pesquisar todos os papeis que precisam ser levados. Ah, e também uma coisa muito importante, não pode entrar com celular, ipod, fio de carregador, pinça, ou qualquer coisa do tipo. Se você tiver algum desses itens na bolsa, paguem para guardar, lá na frente do consulado tem uns cafés que guardam suas coisas por 5 reais, é bom não arriscar, porque o que eu vi de gente jogando coisa fora para não perder o lugar na fila, não foi pouco. Então é isso, boa sorte a todos que ainda vão tirar seu visto e não fiquem nervosos, vai dar tudo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário